30/05/2010

EMPREGABILIDADE - ESTAR UM PASSO A FRENTE É FUNDAMENTAL

Quando se fala em manutenção de emprego ou tentativa de arranjar um, é necessário observar que hoje dada a alta competitividade do mercado estimulada pela concorrência, a qualificação profissional é um importante diferencial, mas somente este atributo não garante a inclusão ou manutenção no mercado, é necessário ter algo a mais, ser decidido, comprometido, efetivar suas funções com seriedade e concentração, aprender a organizar todas as informações necessárias de forma adequada para que a tomada de uma decisão seja acertada. Lembro-me da historia descrita por um consultor que entusiasticamente contou:

Havia uma senhora que morava só com seus filhos, e foi abandonada pelo marido, e na necessidade que quase se transformou em desespero, na procura de um emprego, surgiu a oportunidade de trabalhar no caixa em uma rede de supermercados para cobrir o período das festas natalinas, portanto temporário. Toda feliz, mas preocupada em se manter, pois após este período estaria dispensada pensou em fazer a diferença. Elaborou uma tática diferenciada, separava algumas frases bonitas e de impacto arranjadas em jornais e revistas, datilografava-as em uma folha e tirava algumas copias. Recortava-as em tiras, cada frase e as colocava em seu bolso. Era um trabalho de paciência. Quando estava trabalhando no caixa do supermercado, separava uma tira de frase e a colocava na sacola de compra dos clientes. Certo dia, e não entendendo o que assistia o gerente observou que mesmo com outros caixas vazios, as pessoas preferiam ficar em fila somente para passar no caixa da senhora. Após saber a tática da mulher o gerente ficou surpreso, mas satisfeito, pediu que esta funcionaria fosse contratada em definitivo, sabia que tinha uma pessoa que poderia fazer a diferença em varias situações, e que a senhora estava um passo a frente dos outros.

Isso é que impulsiona a diferenciação dos funcionários e das pessoas, pois nas empresas todos agem de forma comum e normal, pensam do mesmo jeito, tem quase as mesmas soluções para os problemas, no entanto é preciso estar preparado para estar sempre um passo a frente dos outros. A competitividade é grande e por vezes desleal, no entanto vence aquele que se prepara e se sobrepõe.

Administrador Eduardo Ayres Delamonica (CRA 107163)
Professor da Unifac/Botucatu – Nos Cursos Adm. Geral /Ciências Contábeis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA