11/09/2010

MEMORIA - JORNAL O MUNICÍPIO - 1892

PAGINA EM MONTAGEM

Jornal o Muncípio
São Manuel 7 de fevereiro de 1892

“O MUNICÍPIO
FUNDO ESCOLAR
A lei n. 81 de 6 de abril de1887 e o reg. De 22 de Agosto do mesmo anno, que regulam a instrucção do Estado, embora filhos de transacções dos partidos políticos, tem em si princípios liberaes que bem comprehendidos podem produzir bellos resultados.
Entre as innovações da dita lei esta o fundo escolar, destinando a construcção de casa acquisição de moveis, utensis, outros objectos.”

“CANALISAÇÃO DE ÁGUA
A Intendência Municipal, segundo consta está encanado de modo definitivo a realisação desse problema. O Conselho vai mandar proceder a estudos e resolver o abastecimento d´agua.
A empreza não é pequena, mas com um pouco de dedicação pode-se realisar.
Se os cofres municipais não comportam as despesas, fácil é com garantia de juros, contractar com qualquer companhia, pó meio de concurrencia, a canalisação de água e exgottos para ficar um serviço completo.
Essa garantia pouco pesará aos cofres municipaes e o serviço é de natureza tal que, estamos certos, o digno Presidente do Estado não negará o concurso dos cofres do Estado.”

“INCINERAÇÃO DO LIXO
A falta de hygiene que existe entre nós, devido mesmo aos nossos hábitos ainda um pouco rudes, deve chamar a attenção dos poderes públicos. O despejo do lixo das casas é feito em toda a parte e até nas margens do Ribeirão do Paraíso. Há necessidade de ser regularisado o serviço, afim de que chame a atenção do Conselho Municipal.”

“INTERRUPÇÃO
Durante a semana finda, devido as chuvas ficou interrompido completamente o trafego da Companhia Sorocabana. Essa Interrupção deu logar a ficarmos privados de noticias da capital e de outros pontos durante alguns dias.”

“RECLAMAÇÃO
De varias estações da companhia Sorocabana temos recebido reclamações contra o facto de recusar-se aquella companhia a receber cargas, já para o interior já para a capital.
Esta ersolução tem trasido graves prejuisos ao commercio.”

“CONGRESSO DO ESTADO
Pelo Presidente do Estado foi dissolvido por decreto o Congresso deste Estado.
A dissolução do Congresso era uma conseqüência lógica da revolução contra o golpe de estado de 3 de novembro. Sem a dissolução a revolução não se completaria.”

“INAUGURAÇÃO
Na machina de beneficiar café do Dr. Leão, foi inaugurada no dia 3 do corrente uma serra vertical a vapor.
A serra está montada com muita perfeição e á inauguração correram muitos convidados”

“CAFÉ

A Companhia Sorocabana não recebe mais café ate que a companhia ingleza de armazéns.
A Companhia ituana leva interminável tempo para conduzir o café a Jundiahy. Esa a lavoura de S. Manuel condenada – á resignação.”


“INTENDENTES
Foram nomeados para completar o numero legal de intendentes, tomaram posse no dia 30 deste mez os cidadãos Trajano Victorino Barbosa e Augusto Vianna”
“GÊNEROS DE CONSUMO
A Intendência municipal resolveo suspender a cobrança dos impostos de gêneros de consumo como toucinho, capados e outros iguaes.
Esta medida foi tomada em attenção a carestia e como protecção as (...) pobres
Muito Bem.”

“INTENDÊNCIA
Sobre o que publicamos relativamente a mudança do cemitério no nº passado temos um artigo em resposta cuja publicação não fazemos por falta de espaço”

“CASAMENTO CIVIL


1º Proclama:
Daniele Galli
Gracia Raimo

Rodrigo Marcondes Leite
D. Gertudes de Mello Cárdia
3º Proclama:
Marcolino Soares da Roza
Maria Alves Braga.



“DECLARAÇÕES
AGRADECIMENTO
Leão da Motta Pinhiero, de passagem por esta Villa, vem por meio desta agradecer ao distincto advogado Dr. João Nogueira Jaguaribe.”
“CORRESPONDENTES

São nossos correspondentes nas localidades infra citadas os seguintes senhores.
Botucatu. Raphael Augusto de Moura Campos.
Tiete. João Feraaz de Oliveira Lima.
Lençoes. Dr. Augusto Elvsio de Castro Fonseca e Candido Palma.
S. Paulo. Dr. Galeno Marins de Almeida.
S. Carlos do Pinhal. Francisco Pereira do Valle.
Tatuhy – Capitão Marcelino Cavalheiro Junior e Dr. Francisco Salles Gomes.
Avaré Dr. Mauricio Mourão.
Faxina. Augusto Piedade.
Itapetininga. Antonio Galvão.
Campinas. Dr. Antonio Alves da Costa Carvalho.
Apparecida – Luiz Vaz de Lima e Antonio Nogueira de Sá.
Contamos com a collaboraçao de nossos correspondentes aos quaes agradecemos os serviçoes que prestarem a nossa nescente empresa.”

“A PRAÇA

Gustavo Barbosa e Sobrinho tendo traspassado o seu negocio de Bilhares e Seccos e Molhados sito a Rua do Comercio e Como esteja em liquidação essa firma,participam a todos os seus amigos e fregueses, pedindo especial neste aos seus credores que enviem as suas contas de seus devedores.”


“A PRAÇA

Francisco de Arruda Campos e Izaltino Vaz de Arruda. Fazem saber ao publico desta e das demais praças que desta data em diante constituíram-se em sociedade commercial para custeio de lavoura e outros quaesquer negócios de commercio que (?) sob a razão social de Arruda Campos e Sobrinho.
S. Manuel 12 de Janeiro de 1892.
Arruda Campos e Sobrinho.


“BALANÇA

Vende-se uma balança americana com rodas e que ainda não foi occupada.
Tem força para 200 k.
Trata-se na padaria Estrella, rua do Cemmercio.

COMENTE ESTA SEÇÃO
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA