12/04/2011

MEMÓRIA - FOTOS ANTIGAS DE SÃO PAULO

 ALUNOS DA ESCOLA NORMAL CAETANO DE CAMPOS EM 1901

 Av Cruzeiro do Sul, Zona Norte - 1957

 Av. 9 de Julho, centro

 Bairro do Bixiga em 1862 - local onde os produtores de café das fazendas da região se reuniam.

 CARNAVAL NA AVENIDA PAULISTA EM 1926

 
 
  
indios nativos moradoras da capital aparecem nas comemoraçoes
 
 Comemorações do VI Centenário da Cidade de São Paulo 1958

EDIFÍCIO SAMPAIO MOREIRA O PRIMEIRO DA CIDADE


I
 Inauguraçao da primeira linha de bonde para o Bom Retiro 12 de maio de 1900

INAUGURAÇAO DO THEATRO MUNICIPLA EM 1911 QUE RESULTOU NO PRIMEIRO ENGARRAFAMENTO DA CIDADE.

 INTERIOR DO MUSEU DO IPIRANGA EM 1954

 MOINHO MATARAZZO NO BAIRRO DO BRAS EM 1900

 O Munumento A Honra e Glória Imortais aos Fundadores de São Paulo.

 
 PRAÇA DA SE EM 1938.

 PRAÇA DA SE EM 1969

 PRAÇA PATRIARCA DECADA DE 1920

 RIO PINHEIROS EM 1960

 REGATA NO RIO TIETE EM 1917

 RUA DA MOOCA 1957

 RUA GENERAL CARNEIRO 1956

 RUA LÍBERO BADARO 1954

 RUA SANTA EFIGENIA 1957

 Rua Teixeira Leite, centro, 1956

 Rua Sampaio Moreira

 TEATRO MUNICIPAL

 Vale do Anhangabaú 1967

 Vale Anhangabaú 1934

 Viaduto do Chá

Viaduto do Chá

 Viaduto do Chá


Viaduto do Chá construção decada de 1930

Viaduto Santa Efigênia

 Largo da Praça da Sé e Catedral da Sé  - 1862

  Marginal do Tiete em 1960

Centro de São Paulo 1960 - Enchente.

Sede da Agência dos Correios em 1930.

29 comentários:

  1. HAROLDO SILVA25/10/11 20:13

    Sou paulistano e perdi o numero de alagamentos e ENCHENTES que tomei conhecimento, direto e/ou indiretamente. Mas senti muita tristeza tomar conhecimento das enchentes desde a decada de 50 e a pior delas foi ver o antigo "buraco do Ademar" totalmente transformado em lago. O maior sofrimento é que a situação sempre piorou com o passar do tempo. Em 2009 teve mais uma enchente no CEASA provocando perda de toneladas de alimentos.

    ResponderExcluir
  2. HAROLDO SILVA25/10/11 20:27

    REACIONÁRIO sou uma sombra de você, pois sempre estou reclamando e criticando tudo que vejo errado; pior que tudo está errado, pois as "leis" favorecem as partes: os delinquentes (ECA) e (EJA), os marginais (Código Penal de 1930), os políticos (estupram a Constituição no interesse egoísta e de seu próprio grupo (QUADRILHA)....

    ResponderExcluir
  3. Marcos Paiva25/1/12 04:14

    Como pode SP fazer 458 anos em 2012 e comemorar o "VI Centenário" em 1954 ??????...........olha o erro de digitação...Deixando isso de lado, parabéns pelo acervo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1954 + 58 = 2012

      Excluir
    2. Anônimo1/2/12 07:47

      o correto seria "IV Centenário", não? o quarto centenário da cidade, 1554 + 400 = 1954

      Excluir
  4. Essas enchentes antigas só mostram o que os políticos do Brasil sempre fizeram:nada e continuarão a não fazendo e,ingênuo quem pensa que um dia farão...Mas,mesmo assim,belas imagens!Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. amigos desde o principio do mundo aquelas varzeas transbordavam, tanto do tamanduatei como do Tiete, e inclusive um ribeirão que "passa por baixo" da cidade chamado Ribeirão Anhangabau, tudo isso ai inundava em epocas de cheia (verão), todo mundo naquela época sabia disso , mas mesmo assim fundarão a cidade exatamente onde ela está hj, então porque reclamar do leite derramado, vamos ter que conviver com isso para sempre...

    ResponderExcluir
  6. Paulo Araújo1/5/12 16:20

    Deixando os problemas políticos de lado, parabéns pelas lindas fotos e as lembranças que brotavam a cada cena fotografada ... Os ônibus da Cia Municipal de Transportes Coletivos, nos quais eu tantas vezes me desloquei para o centro, ou melhor para a "cidade", os bondes que qdo começavam a balançar e eu, criança, sentia ânsia de vômito, a Pça da Sé, vale do Anhangabaú com seus carrões, Gordini, Fusca, Ford Perfect Caminhões FNM, etc. Pois é,saudade não tem idade. Amava a São Paulo antiga e amo São paulo sempre !!!

    ResponderExcluir
  7. Cidrak Lima17/5/12 12:41

    São Paulo antiga era bem melhor em todos os aspectos naquele tempo não tinha tantos vagabundos e tanta sujeira como existem hoje e os políticos não eram tão corruptos como são hoje.

    ResponderExcluir
  8. Interessante a foto do teatro municipal que deve ser do fim dos anos 1930 e mostra, na esquina da conselheiro crispiniano com aq 24 de maio, a loja do "Touring Club do Brasil", cujo local depois de reforma, passou para sensação modas.

    ResponderExcluir
  9. Essa São Paulo não existe mais. Aquele mundo não existe mais. Tenho saudade de um tempo que não vivi. Hoje há modernidades, evolução, etc. Mas perdemos a simplicidade, a educação. Uma pena. Arrepia de ver...

    ResponderExcluir
  10. Eu gostaria MUITO de usar essa foto da Rua da Mooca em 1967 em um trabalho de conclusão de curso que estou fazendo sobre o bairro.
    Caso possa me ajudar, por favor me envie um email para franciscosanches5@gmail.com ou ligue 11-963876141.
    Muito obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Amei todas as fotos, não vivi nesta época, mas queria, que por minutos estar por ali. Que maravilhoso! Que Nostalgia! Amo São Paulo Demais! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Sao Paulo era muito bom, tinha arabe, italiano, espanhol armeneio, judeo, japones, etc. etec. hoje isto mudou hoje temos somente a historia destas gentes que transformaram esta terra na terra do progresso olhem hoje para e o nosso centro da cidade tomado por gente que nao é daqui, alias SP, esta parecendo mais uma cidade do nordeste. sem arranhar qualquer tipo de preconceito, mas esta é uma realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que é preconceito,as pessoas tem o direito de viver onde querem sou de São Paulo Bela Vista,meus pais também são daqui não tenho preconceito com ninguém.

      Excluir
    2. Me desculpem quem não é daqui, mas vivi todo esses anos enraizado em sampa, desde 1957, e digo com toda a certeza = na época que são paulo era puramente paulistana, era muito, muito, muito mas milhões de vezes melhor do que agora que virou uma megalópole onde formigueiros de gente de todo lugar do Brasil se infiltrou para "melhorar de vida", só que infelizmente essa migração totalmente descontrolada favelizou completamente nossa antes São Paulo civilizada e ordeira. Doa a quem doer mas eu posso falar com toda a certeza o que estou vendo pois sou paulistano da gema e na pele passei por todas essas gerações e transformações de nossos bairros, infelizmente a realidade é o que descrevi, doa a quem doer. A verdade nua e crua às vezes dói mas é a Verdade!!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Ola Eduardo,
    Curti o Blog, mas gostaria de fazer uma observação, se me permite.
    Acho que a foto do "Bairro do Bixiga em 1962 - local onde os produtores de café das fazendas da região se reuniam" não deve ser de 1962 como foi postada.

    Waldir de Moura

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo excelente trabalho. Permita-me uma pequena observação: a foto do "Rio Pinheiros em 1960" parece ser de data mais recente. Percebe-se acima, à esquerda, um prédio com uma torre mais alta redondos. Creio tratar-se de um dos centros tecnológicos do Banco do Brasil localizado na Verbo Divino. Trabalhei nele desde a inauguração em 1977, até 1981. Se eu estiver correto, a presença da draga indica tratar-se de serviço realizado entre 1979 e 1980. O restante da paisagem confere com esse período, inclusive a ausência das pistas da marginal do outro lado do rio. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Mais uma observação, agora quanto à foto: "Praça da Sé em 1969". Nela, aparecem a Catedral sem as torres e com a cúpila em obras e o Palacete Santa Helena. A Catedral teve sua construção integralmente concluída em 1967. Na esquina vizinha ao Palacete, aparece um prédio que foi demolido e em seu lugar foi construído o Edifício Mendes Cadeira, inaugurado em 1960. Portanto, a foto é anterior a 1960. Abraços.

    ResponderExcluir
  18. muito bom ver essas fotos....muito obrigado...parabéns

    ResponderExcluir
  19. Parabéns e obrigado pela iniciativa, mas cabe aqui uma correção sobre a foto da Pça da Sé - 1862:
    A igreja que aparece na foto é a de S. Pedro dos Clérigos. A antiga Igreja da Sé erguia-se em outra face do mesmo largo. Estaria à direita nesta foto, em orientação perpendicular à de S Pedro, se pudesse ter sido enquadrada pelo fotógrafo.
    É preciso tb verificar a data: em 1862 não havia bondes elétricos em SP e tampouco automóveis. Abs

    ResponderExcluir
  20. Amor minha são Paulo até morrer

    ResponderExcluir
  21. Saudades! São Paulo da garoa e da neblina, dos bondes, do Triangulo do centro, do Trianom onde hoje é o Masp, dos cinemas da cinelândia e outros como o Odeon, Santa Helena, Mundi, Rosário, Pedro II, Metro, Art Palácio Alhambra, Broadway, Coral, Copan, Dom José, Regina, Comodoro,Ipiranga, Marrocos, Santa Cecilia, Esmeralda, saudade do MASP na rua 7 de abril, do Estádio do Pacaembu com sua conja acústica, do Clube Municipal do qual fui associado, do Páteo do Colégio com o Palácio do Governo, do trem da Cantareira, do bonde para Santo Amaro, dos ônibus elétricos, da Galeria Prestes Maia e exposições de arte, chá do Mappin, Casa Alemã, A Exposição, Casa São Nicolau, Botica Veado D'Ouro, Casa Fretin. Tudo isso e muito mais não só conheci como vivenciei num São Paulo com sua área central bonita, harmônica e romântica! Triste hoje ver o abandono e a degradação geral em que se encontra. Saudades, muitas saudades destes tempos que não tem retorno!

    ResponderExcluir
  22. Foto praça da Sé e Catedral da Sé de 1862, o ano esta incorreto.

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA