27/07/2011

EMPREGABILIDADE - TOMADA DE DECISÕES E SUA IMPORTÂNCIA:

Muitas decisões são tomadas diariamente por todos, o que ocorre que muitas decisões não são complexas, não exigem um conjunto de importância de atitudes que visam sua resolução, no entanto no mundo corporativo, quer seja no chão de fabrica como nas cadeias administrativas intermediarias ou mais elevadas às decisões se tornam mais representativas ao ponto serem importantes na forma ou no desfecho que se da para alguma duvida que se tenha.

Tomar uma decisão em muito envolve uma complexidade tremenda, o processo de ação para se tomar uma decisão estratégica passa por alguns requisitos:

1º Surge o problema ou a idéia - Quando surgem problemas ou temos uma idéia que possa nos levar a resolução de um conflito estamos dentro de si tentando observar no final se tudo se resolve, a grande solução das idéias ou problemas é resolvê-los acertadamente, o que não acontece, pois este processo inicial traduz somente o desejo e não o desfecho da situação. E muitos confundem este primeiro com o segundo.

2º Organização estratégica – Este é o item mais importante, já foi dito em edições atrás que a melhor forma para tudo é a organização, ocorre que muitas pessoas não param para analisar o problema, no intuito de resolvê-lo imediatamente passam do problema ou idéia diretamente para a ação, não pautam pela organização. Uma decisão deve ser sempre bem analisada, esta fase é a de juntar o máximo de informações necessárias, saber organiza tais informações e resolver o problema em partes, nunca no todo. Um problema aparece com varias situações que deverão ser resolvidas uma a uma, estruturadas em parte para se conseguir um todo. O raciocínio da ação é muito importante.

3º Ação estratégica. – Neste item serão aplicadas todas as fases uma a uma, onde serão resolvido o todo, é a item mais critico, pois envolve todo o mecanismo de organização na tomada de uma decisão.

Lembre-se uma decisão mal tomada nas empresas pode levá-lo a perder o emprego, a ter desprestigio funcional, a ser criticado pelos prejuízos, cobrado muito mais que os outros e, sobretudo pode haver uma desagregação bem como uma desmotivação na equipe.

Assim, o estudo da tomada de decisões deveria ser matéria constante nos roteiros corporativos, dada a sua complexidade, seriedade, é necessário pessoas preparadas para tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA