26/11/2011

MEMÓRIA - EMPRESA AUTO ÔNIBUS SÃO MANUEL - A ESTRADA DE UMA HISTÓRIA

A Empresa Auto Ônibus São Manuel, faz parte constante do acervo histórico de São Manuel e também das lembranças de despedidas, reencontros, é relembrada por este blog que faz uma homenagem a quem constribuiu para o desenvolvimento de um povo. 
Criada em 1941, e gerenciada pelo seu proprietário o senhor Manelito Casquel que era carinhosamente chamado de Velho Casquel, esta empresa se tornou a sexta maior empresa do Brasil.
Os relatos abaixo descrevem com carinho a influência da empresa na vida das pessoas.


Sede da Empresa em São Manuel, decada de 50.

“1941, Janeiro
●Em Curitiba, PR, Ostrowski & Szczypior fundam uma empresa de auto-ônibus, com capital de 54:000$000.
1941 Fevereiro
●É estabelecido um serviço de auto-ônibus entre Recife, PE, João Pessoa, PB, e Natal, RN.
Nesse mesmo mês instala-se uma linha regular de "auto-Pullman" entre as cidades de Guaxupé e Passos, em Minas Gerais. Essa linha de auto-ônibus ainda serviria a várias localidades intermediárias. Também nesse mês inaugura-se a nova linha de auto-ônibus da Empresa São Manuel, no estado de São Paulo, de propriedade dos Irmãos Casquel, que trabalharia em ligação direta com os trens da Alta Sorocabana e Alta Paulista, com o “Ouro Branco" de São Paulo e com os ônibus para Borebi, Cerqueira César e Piracicaba.
●No dia 3, em Porto Alegre, RS, tem início a Empresa de Ônibus Sant' Ana Ltda., com capital de 200:000$000. “




MODELO BOSSA NOVA


A historia da empresa é rica, a aparecendo como figurante num texto de Carlos Coutinho onde o protagonista seria a corrida de formula 1 ele aduz:
“A primeira corrida a gente nunca esquece...
Numa sexta feira à noite, na rodoviária antiga de Barretos - as paredes cobertas por taquaras envernizadas que faziam a decoração - embarquei num daqueles Diplomatas velhinhos da Empresa Auto Ônibus São Manoel com destino a São Paulo.
Eu tinha 17 anos e ia ver um sonho: uma corrida de Formula 1.
Mais do que uma corrida de Formula 1, aquela era a primeira corrida de Formula 1 a ser realizada no Brasil!
Imagina ver ao vivo a Lotus preta e dourada do Emerson! Isto sem falar da Brabham do Wilsinho, da March do Pace, e do meu ídolo Luis Pereira Bueno pilotando a March 711 da Equipe Hollywood, aquele mesmo modelo coffee-table igualzinho ao do Peterson, que também iria correr com a March! Isto, e mais o Reutemann, o Gethin (que no ano passado, em 1971, vencera o mais rápido GP da história, em Monza),  Beltoise, Dave Walker, Pescarolo, Helmut Marko.”
(http://www.obvio.ind.br/A%20primeira%20corrida%20de%20F1%20no%20Brasil%20-%201972.htm
NIELSON DIPLOMATA MERCEDES BENS 0355- 1978





OUTROS RELATOS:
“A empresa mudou de nome agora chama fenix, foi uma estratégia usada pela familia Chedid ao repartir as varias empresas como a serra dourada e rapido serrano entre seus herdeiros”
Fri 30-Dec-2005 20:07- Posted by:Estanis-Jundiaí SP 
.
“Esta empresa foi uma das 6 maiores do brasil (fonte Gazeta-1982) ela era detentora das linhas de SP a Barretos, SP a Jau, SP a Olimpia, SP a Araraquara, SP a OLimpia, SP a Botucatu, SP a Miguelópolis, e SP a Avaré, que depois passou ao nome de viação Casquel, dada a cisão de um dos proprietários da São Manoel e SP a Barra Bonita, dentre inumeras outras. Em 1987, face a problemas (não continuidade da cadeia sucessoria - Família Casquel) foram precisas 3 empresas para compra-la, que foram: Viação Sta Cruz, Rapido Serra Dourada - hoje expresso Fenix e Viação Danúbio Azul). Foi gratificante ver estas fotos aqui..é difícil de encontrar vestígios desta história. Caso queira mais informações desta empresa.....a disposição.”
Wed 22-Nov-2006 15:57 - Posted by:edu 

“Sr. Barrazabus, o são manoel antigo_769 é de minha autoria. Favor registrar: Mario Custódio.”
Thu 28-Jun-2007 16:06- Posted by:Mario Custódio 


“Puxa, eu adorava ver os ônibus da São Manoel que passavam pela minha cidade (Rio Claro - SP) com destino a Barretos! Como não havia rodoviária naquela época, o embarque de passageiros era em um bar no centro da cidade, e eu sempre via aqueles Diplomatas, na sua maioria sobre Chassis Scania, e os achava lindos e imponentes. Pena que haja tão poucas fotos da São Manoel na internet. Foi gratificante para mim descobrir este site v poder ver essas fotos!”
Mon 30-Jul-2007 01:49- Posted by:Fábio Roberto 

“viajei no meu passado obrigado pelas lembranças mostrei para minhas filhas e a mesma me disse nossa pai como vc esta velho ... pessoal as coisas mudam mas as lembranças são mais gostosas sou natural de olimpia e sempre utilizei os onibus ba são manoel tanto para viajar para olimpia quanto para barretos . o que mais me da saudades é quando ele fazia o trevo de bebedouro as 5.30hs da manha o sol estava nascendo .....”
Mon 8-Jun-2009 14:10- Posted by:flavio pedrozo 


“Fui Cobrador Dessa Empresa Nunca Mais Vai Haver Outra Empresa Igual Linha Jau a Barra Bonita e Igaraçu Do Tiete”
 Fri 18-Dec-2009 22:08- Posted by:paulo rubens

“Nossa viajei no tempo quando vi estas fotos dos onibus da São Manoel, me deu uma saudade imensa pois viajei muito para Barretos com eles e os motoristas eram muito competentes.E vou deixar um dos motoristas aqui para ser eternamente lembrado o motorista João Vinhota um amigo do peito e de minha familia em Barretos e obrigado por lembrarem da São Manuel”
Sun 7-Feb-2010 19:53- Posted by:Homar 

“Viajei na máquina do tempo para a década de 70, (1977) quando passava as férias escolares de final do ano na casa dos meus avós em Guaira. O ônibus partia as 00 hs da antiga rodoviaria de SP com destino a Guaira, passando por Barretos. Já na década de 80 ele passou a ir até Miguelópolis.”
Thu 18-Feb-2010 16:56-Posted by:Marcelo Oliveira 



Fonte de pesquisa

44 comentários:

  1. Parabens pelo artigo, resido em portugal atualmente, ja fui funcionario da reunidas Paulista, e por saudades fui pesquisar no google sobre a Sao manuel e achei seu blog. Parabens adorei e recomendo.

    ResponderExcluir
  2. ok meus parabens, estou residindo hoje em foz do iguaçu -pr, ja fui funcionario tambem da reundas paulista e tambem ja trabalhei na sao manuel na cidade de saoi paulo e hoje vejo com muita suadades.
    um abraço Nicanor

    ResponderExcluir
  3. Que saudade!Meu pai trabalhou na São Manoel quando residiamos em Barretos-SP, seu nome era Roberto Rodrigues Camargo. Parabéns pelo artigo!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog, atualmente sou motorista da São Manoel na cidade de Avaré, tenho satisfação em trabalhar numa empresa como a São Manoel
    Abraços de L.Camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Camargo, ainda existe essa empresa em Avaré???

      Excluir
    2. Um engano aqui, já que depois que a EAOSM fechou, ou seja se desmembrou em outras por vendas, a de Avaré que continuou, não como Empresa São Manuel, foi a empresa de Manuel Casquel Filho, pai do proprietário da EAOSM, cujo nome era Viação Casquel.

      Excluir
  5. Primeiro parabens pela matéria sobre a São Manoel,essa empresa fez parte da minha infância toda vez que eu saía de carro com meu pai praticamente obrigava ele passar na frente da garagem só pra ver os ônibus,tambem presenciei a transição da São Manoel para a Viação Casquel e sei o quento é dificil conseguir fotos ja cansei de procurar e as que consegui são as mesmas que estão aqui postadas,portanto se alguem tiver alguma foto que não sejam essas peço que me enviem pelo e-mail gl-presence@hotmail.com esse material tem um imenso valor pra mim meu nome é Gerson e moro na cidade de Avaré.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Luiz Roberto Alves Pereira. Fui motorista da Empresa São Manoel nos anos de 1976 e 1977. Tenho muitas saudades e orgulhoso por ter sido um dos pilotos respeitados nas estradas de São Paulo à Barretos. Não tenho foto alguma para exibir, más guardo com muito carinho as lembranças desta empresa, na qual foi o começo de minha história como motorista. Abraços à todos e aos meus ex-colegas de trabalho, espero algum dia reve-los. Luiz Roberto (Araraquara, SP)

    ResponderExcluir
  7. Palavra, véi...trabalhei no "Manelão" (como era carinhosamente tratada a Empresa por nós funcionários),de l969 a l988,de motorista, motorista "do hóme", fiscal, encarregado de setor, amigo da família, saudoso e querido "Manelito", Dra. Dora e filhos...muita saudade, "véi"... Conheci todas as linhas e agencias da "São Manoel"...Aos 12 anos eu pus na cabeça que um dia iria "guiar ônibus do Manelito..." Muito, muuuito legal esse blog... valeu "véi", valeu muito...mexeu com meu coração..." Devo muito a esse povo...Vitão, Botucatu-SP julho 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo aqui voce usando Vitão e vejo mais adiante Vitor Lima, serão a mesma pessoa, ou seja, o Vitor da agencia de Botucatu? motorista também? se for é bom reencontra-lo... abraços.

      Excluir
  8. Ola ....gostaria de saber qual o endereço da empresa auto ônibus São Manuel em São Manuel? Desde já grata.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que bom encontrar essas fotos por aqui. Me deu muita saudades das viagens que fiz nesses ônibus na linha São Paulo - Jaboticabal.

    ResponderExcluir
  10. desde criança sou admirador de ônibus sempre gostei dos ônibus daempresa sm sinto saudade ao ver estas fotos

    ResponderExcluir
  11. Vitor Lima23/5/14 06:34

    Com todo respeito e carinho por esse trabalho, quero informar o ^^velho Casquel^^ era o Seu Casquel, Pai do Dr. Manoel, o ^^MANELITO^:... Esse povo deixou saudade...uma lacuna...Abraços para todos que curtem o assunto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente, Vitor Lima, Manelito era Manuel Grandini Casquel e o velho Casquel, era Manuel Casquel Filho.. saudade grandes realmente.

      Excluir
  12. Vitor Lima23/5/14 06:48

    Oi pessoal...eu de novo...DIII NOOOOVO... eh que eu gosto muitcho... Viu... eu tive o prazer e a honra de gerenciar OLIMPIA dos anos 1972 a 1980...La na garage velha da Americo Braziliense perto da maquina do Galleti e depois na garage nova na Avenida da Rodoviaria... Lembrei de Olimpia com muita saude dos muitos amigos de la e vi numa das msgs daqui,alguem de Olimpia... Ola Camargo, ola Luiz Roberto... Abraços negada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor Lima, se trata da mesma pessoa que era chefe de Botucatu? e ao mesmo tempo era motorista para atender as demandas em qualquer local que fosse preciso?

      Excluir
  13. a empresa são Manuel fui aminha vida o sr casquel foi um emresario muito competente seu filho dr manuelito comadou aempresa com competência ademiravel com muito progresso ademiro adona dora e sua filha com o progresso que estão tendo fui funcionário da empresa de 02 10 1962 ate 10 12 1987 ainda tenho muitas lembrança pois de motorista passei a encarregado no setor de Barretos muito obrigado alerino carrara abraços família casquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra ver meu pai Alerino Carrara sendo lembrado como parte importante dessa lenda dos transportes rodoviários que foi a São Manuel.
      Abraço, Marcos Carrara.

      Excluir
    2. Hey Sr Alerino, aqui é o Roberto de Araraquara, ex motorista da São Manoel linha Barretos/Sáo Paulo. Saudades de todos barretenses que conheci na empresa. Meu zap 16 997220885, vai ser um prazer re-encontrá-los. Abraços à todos que, e que Deus os abençoe.

      Excluir
  14. Alguem que tenha uma boa memória pode me descrever a cor de cada detalhe da traseira do carro 213,vi muitos desses Diplomatas em Avaré e São Manuel mais confesso que não lembro afinal essa Empresa foi desfeita nos anos 90, e não consegui nenhuma imagem em cores então se alguém lembrar com detalhes e puder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Meu pai trabalhou nessa empresa Octavio Baptista sou da familia Sganzerla

    ResponderExcluir
  16. Alguém que tenha foto colorida da parte de trás de qualquer modelo da São Manoel com a pintura antiga entre em contato por e-mail gl-presence@hotmail.com que eu compro a foto.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3/9/15 04:46

    Fui passageiro constante, nos anos 60 e 70 dessa empresa, vindo de Jaboticabal e Matão, para Araraquara (e vice versa, claro) e tinha um ex-companheiro de serviço militar, que serviu comigo em Brasília, no BGP, o camarada ROBERTO FERREIRA DA SILVA, que era residente em Barretos.Alguém sabe dele, para me informar? Meu nome: NEOCLAIR APARECIDO RIBAS- XEREM - xerembgp@hotmail.com - (16)99609-1749.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Eduardo, relembrei a infância ao rever os ônibus da época. Trabalho nobre. Abraço

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Eduardo, relembrei a infância ao rever os ônibus da época. Trabalho nobre. Abraço

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Eduardo, relembrei a infância ao rever os ônibus da época. Trabalho nobre. Abraço

    ResponderExcluir
  21. Quero saber de onde extraiu os fotogramas dos ônibus mais antigos.

    ResponderExcluir
  22. Nome: Osvaldo Donizeti Stechi trabalhei nessa empresa na função de motorista onde comecei no dia 01/06/1982 onde sinto orgulho por ter feito parte do quadro de funcionários dessa nobre empresa na época,1º ônibus que trabalhei prefixo 738,751,401 etc. carros de escala depois vendida para a empresa Danúbio Azul junto a empresa Rápido Serrano isso + ou - 1986 e por volta de 1989 ,1990 onde houve a divisão a Danúbio Azul assumiu a linha ou seja o setor de São Paulo - Barretos etc. e a Rápido Serrano o setor de São Paulo - São Manuel etc. fomos então remanejado para a Viação Danúbio Azul onde trabalhei por vários anos e criei meus 3 filhos, e vendo essas fotos esses comentários de alguns que trabalhamos juntos na época voltei no

    ResponderExcluir
  23. Ainda hoje tenho muito orgulho de dizer que trabalhei nessa empresa de Janeiro de 1977 a Dezembro de 1979 e depois de Dezembro de 1980 a Fevereiro de 1981 como auxiliar de funilaria. Da primeira vez quando fui dar baixa na carteira o "Manelito", ou "Doutor" como gostava de ser chamado estava na entrada do escritório e como ele conhecia todos os funcionários por nome e sobrenome e não sabia que eu tinha pedido demissão e cumprido aviso prévio, perguntou o que eu estava fazendo lá e achou ruim quando disse que estava dando baixa na carteira.Depois disso nunca mais vi ele, pois me mudei para Jundiaí e quando voltei a trabalhar na empresa, um ano depois,ele já havia falecido. Devo`muito à "EMPRESA" por ter aprendido muito na profissão que exerci por muitos anos depois como pintor de autos que foi a que sustentou minha família por mais de 10 anos.

    ResponderExcluir
  24. Esse comentário que está acima é meu.

    ResponderExcluir
  25. Meu pai Manuel Fernandes Berimbau trabalhou na EAOSM desde cobrador e fiscal nos anos 60 e depois foi com a família para chefiar Barretos onde fico até se aposentar, meu irmão Zézinho trabalhou na garagem de Barretos e meu irmão Raul no escritório de São Paulo... eu fui para a EAOSM depois da morte do Dr. Manelito e fiquei com a Fiscalização, Encomendas e Escritório, aprendi muito trabalhando e ensinando, morando na minha cidade natal São Manuel, fiz amigos que relembro até hoje em todas as cidades daquela época e saí em junho de 1987 quando a empresa começou a ser dividida, indo para a UASM (Usina Açucareira de São Manuel) desse tempo posso dizer que ficou grandes e imensuráveis e boas lembranças desde a família do Doutor Manelito, meu padrinho de crisma (Dra. Dora, Dora Regina, Simone, Luciano, Manuel Carlos (IM)), depois da UASM, vivo no Ceará, já tendo trabalhado em empresa de Onibus (ESB)e continuo aqui, esperando que algum dos antigos companheiros ou amigos entrem em contato pelo Facebook, Twitter ou Linkdin...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey amigo, fui motorista da EAOSM nos anos 1976 e 77, creio que nos conhecemos. O Berimbau seu pai, era chefe da garagem em Barretos eu acho e o Alerino. Meu nome de escala era Roberto, e quando saiu o carro numero 923, era o meu de escala.

      Excluir
  26. (EMANUEL VELOZA FERNANDES) Seguindo a mesma linha de Vitor Lima, digo que a informação do cidadão que disse ter conhecido a rodoviária de Barretos, na verdade, naquela época a EAOSM usava sua AGENCIA DE PASSAGENS na Praça de Barretos, que tinha a parede revestida de taquara envernizada, isso porque a antiga rodoviária de Barretos não tinha condições para receber passageiros e ônibus das linhas de São Paulo.

    ResponderExcluir
  27. Olá, amigos, trabalhei na EAOSM, nos anos 1983 à 1986, fui cobrador na Linha de Jaú à São Manoel,depois passei a trabalhar na Agência de Jaú,fiz muitos amigos na Empresa,como o Famoso Chefe dos Fiscais Emanuel Veloza,de Oculos,bigodinho preto,é um prazer em saber que esta bem,talves não se lembre,mas me ajudou na empresa,lembro tbém dos colegas,de garagem Sr.Nelo Forte, Antonio João, Toninho Troquete,Fiscais, Dias,Poio,Alcides,Felicio,Egidio Encarregado de Agências de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê,saudades daquele tempo,muitos amigos.

    Emanuel Veloza, um Grande Abraço.Néo Flávio Martins Orane


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amigo....sabe uma coisa que to tentando lembrar.....era da jauense turismo, que também era de propriedade dos casquel. Lembro dos onibus deles saindo de jaú e passando em brotas e Itirapina campinas e chegando em SP. Se não me engano a linha de jaú a Araraquara também era da jauense turismo. Nunca achei foto desses ônibus. Vocês se lembram? edumormino@hotmail.com

      Excluir
    2. Eu me lembro......a jauense turismo foi comprada em sociedade pelo expresso de prata do alceu franciscato e pela são Manoel dos casquel, Os dois não queriam que a reunidas do Constantino entrasse na região. Só que quando o velho casquel saiu e montou a viação casquel ele mesmo vendeu a parte dele para o expresso de prata. A prata por sua vez, extinguiu o nome da jauense turismo e colocou os carros dela pra fazer a linha de bauru a campinas, via pederneiras, brotas e etc. O pedaço ruim das linhas que era jau para campinas via ribeirão bonito e dourado (uma volta imensa) o Constantino da reunidas ainda acabou comprando. é isso que lembro dessa história.

      Excluir
  28. PauloLofiego28/8/17 12:48

    Meu nome: Paulo Lofiego, trabalhei na Empresa São Manoel em Avaré, de Janeiro de 1975 a 30 de Setembro de 1981, foi quando passamos para a Viação Casquel, onde só saí em 1989.
    Quando entrei na Empresa São Manoel, foi como limpador e servia café na agência de Avaré nos horários dos ônibus para São Paulo, quando sai em 1989 da Viação Casquel já era o Gerente da Empresa, trabalhei diretamente com o Sr. Casquel e a Dona Dina, pessoas exemplares.
    Com o Sr. Casquel aprendi tudo sobre uma Empresa de ônibus, pois ele foi além de patrão um ótimo professor na área do transporte.
    Já a Dona Dina, esta ajudava todos os funcionários e inclusive seus familiares, uma pessoa de um coração imenso que não media esforços para ajudar as pessoas.
    Tenho muito respeito e orgulho de tê-los conhecido e trabalhado com eles.
    que DEUS os tenha em um bom lugar. (principalmente a Dona Dina).

    ResponderExcluir
  29. Sergio Luiz Rovigatti12/9/17 20:34

    Sou de campinas, no ano de 1982 mudei para Jau trabalhei na viação casquel como motorista, tive a oportunidade de conhecer o Sr. Caseiro e a Dona Dina,pessoas muito humanas, também fiz muitos amigos, José João,encarregado da agência, os motoristas Odair calegurio, Adão Molina,Grassi, Frazão, Damaceno e outros, tempo bom saudades.

    ResponderExcluir
  30. Espero trabalhar nesta empresa

    ResponderExcluir
  31. Estudei na Escola Agrícola Dona Sebastiana de Barros 72/74, toda vez que a os alunos necessitavam a Empresa SÃO MANUEL estava ali, e fazíamos as viagens com segurança e conforto, vale lembrar o carinho e atenção que a gente era tratado pelos motoristas.

    ResponderExcluir
  32. Romildo Geraldo de Lima, motorista Lima do setor Jau- SP, trabalhei como motorista no periodo de 1983 a 1987; linha de estudantes Jau- Bauru e linhas de passageiros os chamados bicuias e linha de Jau a Sáo Paulo. Ficava muito feliz quando a escala caia com o carro 771, 769 e o 3011.Foi um dos melhores empregos que tive. SAUDADES da empresa, dos colegas e do chefe NELIO FORTE.

    ResponderExcluir
  33. fui motorista de 1979 a 1985...linha de sp-smanuel..fiz viagens para foz do iguaçu, rio de janeiro, santos, salvador, campos do jordão, parati, ubatuba. sempre o 769 era carro de escala preferido pela simone para a casquel turismo. depois da separação ainda fiz viagens pro casquel de avare p aparecida. bons tempos ; vitao

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA