13/02/2017

FAZENDA ÁGUA VERMELHA E SÃO JOÃO DO ARAQUÁ(SALLES) 2017

   Em visita ao município de São Manuel o Senhor Fábio Roberto Vioto passeou e registrou momentos nas fazendas Água Vermelha e  São João do Araquá conhecida como também em fazenda Salles.

      A Fazenda São João do Araquá tem como codinome de Salles em virtude da família de Campinas Salles que no começo do século passado veio para São Manuel, a Família Salles teve pessoas emblemáticas em sua composição. Fernão Salles, nascido em Campinas, que foi o primeiro a cair na revolução de 1932, foi um dos primeiros a ser assassinado pelas tropas do tirano Getúlio Vargas, tem também o Senhor Rubens de Moraes Salles, nascido em São Manuel, que foi um dos maiores jogadores de futebol no começo do século passado, jogando pelo Clube Atlético Paulistano, tornando-se o primeiro Técnico da Seleção Brasileira de Futebol e também do São Paulo Futebol Clube.

    

FAZENDA ÁGUA VERMELHA
 
CAPELA

CARPINTARIA

 CASA DA SEDE


CASA DOS PROPRIETÁRIOS 

GALPÃO DE ARMAZENAMENTO 

Pátio de Secagem - Máquinas (Processamento - Despolpamento) 


 Pátio de Secagem de Café 




  FAZENDA SÃO JOÃO DO ARAQUÁ (SALLES)

 PLACA DE ENTRADA DA FAZENDA

CAPELA

 PÁTIO DE SECAGEM DE CAFÉ

GALPÃO DE ARMAZENAGEM DE CAFÉ 


PÁTIO DE SECAGEM DE CAFÉ



 CASA DA SEDE

CAVALEIRO SOLITÁRIO

               
            Existe um cavaleiro anônimo, que quase não é visto na cidade, ele é tido como ignorante, um matuto, que quase não tem nada na sua composição vestiaria.

                         Aos domingos ele sai pra tomar uns goles e afogar as magoas e frustrações que não foi ele quem plantou, mais como a vida lhe ensinou ele as colhe, e consegue transformar o gosto amargo da vida  em vinho tinto de sangue.

                     Esse homem de quem  eu falo,  tem tanta  coragem que chega a se igualar aos cavaleiros medievais, que com seus cavalos , armaduras e armas iam aos combates  sem saber se voltariam.

                        Essa coragem o homem  aqui citado tem muita, pois sem armaduras nem arma , ele trava uma batalha todos os  dias pra tirar da terra o sustento da sua família.

                   Quase sempre esse homem tem pequena estatura , é franzino como um camafeu mas de coragem como Davi .

                       Esse homem que trato como cavaleiro medieval é o ilustríssimo trabalhador rural.


                                        

                           WILSON ROBERTO DE ALMEIDA