29/03/2013

MEMÓRIA - CEMITÉRIO DE SÃO MANUEL - HISTÓRIA VIVA.

O cemitério do Município de São Manuel tem em sua história muitas obras de arte encravadas sobre o mármore o ferro, ali estão as histórias de antepassados que viveram e construíram uma cidade. Pessoas que já não estão entre nós, entes que vivenciaram através de seus modos e costumes o crescimento de nosso município hoje. Certamente as obras que estão lá são fabulosas mais em muito passam desapercebidas de nossas retinas. 

















































 Para nos que somos pesquisadores e historiadores muitas de nossas pesquisas começam ou terminam aqui.

 



 Estátuas centenárias vivem ali umas juntas as outras de forma harmônica e suplicam pela a atenção das pessoas que passam ali. 







 Como se o tempo fosse um mero espectador, coadjuvante da memória que protagoniza o sentimento das frias estátuas de mármore ou aço;


 Expressões que vislumbram uma vida além desta que estamos acostumados, que remontam um além que nos parece mais perto do que pensamos.



 Perpétuas e imortais;


3 comentários:

  1. Belas imagens das estátuas do cemitério de São Manuel.
    Uma coisa que sempre me chamou a atenção é a persistência do pássaro joão-de-barro em fazer a sua "casa" sobre o busto de seu "xara"...

    ResponderExcluir
  2. TENTEI LER SOBRE VOCÊ PARA SABER SEU NOME..E SÓ ENCONTREI REACIONÁRIO..POIS BEM ENTÃO LÁ VAI rEACIONÁRIO...EU ADMIREI A SUA PESQUISA, AS IMAGENS, OS ANGULOS, OS PRISMAS, A LUA EM PLENO DIA, AS LUZES, OS FOCOS, OS ENFOQUES...A HISTÓRIA,AS LEGENDAS,A REFLEXÃO IMPLÍCITA SOBRE A VIDA E A MORTE NAS ENTRELINHAS...ADORO LER ENTRELINHAS...TE ACHEI FANTASTICO..NÃO CONHEÇO SÃO MIGUEL, NEM MESMO SEI ONDE FICA..MAS CONHEÇO ESTATUAS PARECIDAS AQUI NO CEMITÉRIO DO GAVIÃO NA MINHA CIDADE SÃO LUÍS CAPITAL DO MARANHÃO..POR ENTRE ELAS JÁ CAMINHEI PENSANDO SOBRE NOSSA MISSÃO NA TERRA, NOSSAS FALHAS E ACERTOS E NOSSO DESTINO...SOBRE A MEDIOCRIDADE HUMANA E AO MESMO TEMPO SOBRE A GRANDIOSIDADE DA ALMA HUMANA...NO BEM E NO MAL..NA SAUDADE..NA TRISTEZA..ENFIM NA VIDA.
    é UM BOM LUGAR PRA SE PENSAR E TOMAR CONSCIENCIA DO QUÃO TRANSITÓRIA É A VIDA...AMEI SEU TRABALHO.PARABÉNS.PRAZER EM CONHECÊ-LO.SOU ANNIE.

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA