23/10/2013

HISTÓRIA - ESTAÇÃO DA LUZ EM SÃO PAULO UM MARCO NA HISTÓRIA

A estação da Luz é uma das mais antigas construções de São Paulo, esta foto rara mostra o inicio  da estação em 1867 com um estilo inglês conhecido como The São Paulo Railway que era uma linha de trem que fazia o cominho de Jundiaí ao interior de São Paulo.

 FOTOS DA CONSTRUÇÃO NA NOVA ESTAÇÃO EM 1898
 Com o crescimento da população e também com o expansionismo do café ouve e necessidade de uma nova ferrovia pois a demanda de café que era exportada aumentava e a ferrovia não dava conta de fazer todos os transportes, então em cima desta estação o arquiteto Charles Henry Driver criou uma nova que é construída em 1901, tal estação foi por muito tempo a porta de entrada e saída da cidade de São Paulo.
FOTO DE 1902

 CARTÕES POSTAIS DA ESTAÇÃO EM 1908

 FOTOS DE 1928




















  Em 1946, o prédio da Luz foi parcialmente consumido por um incêndio. Segundo o contrato firmado entre a São Paulo Railway e o Governo Federal, a concessão expiraria em 90 anos. Esse prazo se esgotou no dia 7 de novembro de 1946.

Na madrugada de 6 de novembro, um dia antes do final da concessão, a estação ardeu em chamas, atingida por um incêndio comprovadamente de origem criminosa. Após a reforma, o prédio ganhou um novo pavimento no setor administrativo.











 Hoje esta imponente construção que tem um forte traço histórico para a cidade de São Paulo é um grande cartão postal, fotografada por milhares de pessoas ao longo dos séculos. 













 São resquícios de poder e beleza com ricos detalhes. A estação da luz deve ser preservada e considerada um grande acervo para humanidade.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA