14/03/2016

DR. GERALDO PEREIRA DE BARRO

Nasceu em São Manuel, estado de São Paulo, filho de Antônio Emydio de Barros e de Eliza Pereira de Barros em 21 de março de 1910.
 Passou sua infância na Fazenda Redenção em São Manuel com seus pais e irmãos, onde fez seus primeiros estudos.

 Posteriormente foi estudar com os Padres Jesuítas em São Paulo (Colégio São Luiz); Rio de Janeiro (Colégio Santo Ignácio) e depois em Friburgo no Estado do Rio, onde concluiu seu curso secundário. Ainda estudou nesse período em Jaboticabal, São Paulo, também em colégio orientado pelos Jesuítas.
 Aos 17 anos embarcou para a Europa onde viveu durante 03 anos tendo conhecido praticamente toda Europa. Nesse período cursou e se formou em um curso de Química Industrial em Hamburgo na Alemanha.
 Retornando, passou a se dedicar aos negócios da família, principalmente a agropecuária.
 Em 1937 casou-se com Dinah de Paula Barros, nascida em Bocaina, São Paulo, onde residia com seus pais e em Jaú onde tinham propriedades.  O casal teve 03 filhos: Eduardo de Paula Barros, Geraldo Pereira de Barros Filho e Jacinto José de Paula Barros.
 Iniciou sua vida pública por volta de 1945 em Lençóis Paulista, onde sua família possuía propriedades, na função de Provedor da Santa Casa de Misericórdia, então em construção.
 Foi eleito Prefeito Municipal de Lençóis Paulista em 1948, concorrendo como candidato único, tendo em vista o sucesso de sua participação na construção da Santa Casa Local. Sua administração foi bastante profícua, destacando-se o saneamento do rio Lençóis, a abertura da cidade com diversos loteamentos urbanos feitos pela Prefeitura. Conseguiu ainda junto ao governo do Estado diversas melhorias como: Posto de Saúde, Escolas, a criação e a instalação da Comarca, contando com o apoio de seu irmão o Governador Ademar de Barros.
 Encerrando seu mandato transferiu-se para São Manuel onde em 1952 foi eleito Prefeito. Em sua administração diversas obras foram realizadas entre outras: o Mercado Municipal e o prédio dos Correios e Telégrafos.
 Em 1954 foi eleito Deputado Estadual com significativa votação em toda a nossa região, sendo o 2º mais votado em todo o Estado de São Paulo. Sua atuação parlamentar sempre foi voltada para o interior, principalmente para a nossa região o que lhe granjeou grande número de amigos. Com sua atuação para Barra Bonita foi um dos que mais batalhou defendendo as olarias daquele município quando da construção da Usina Hidroelétrica pela qual foi um dos grandes lutadores. Como deputado foi o autor do projeto que emancipou Igaraçu do Tietê atendendo reivindicação tanto de Barra Bonita quanto de Igaraçu do Tietê.
 Em 1958 foi reeleito Deputado Estadual novamente com significativa votação em toda a região, procurou atender e amparar as Instituições de Caridade, tendo construído com os seus subsídios da Assembleia os primeiros Hospitais e Casas Maternais em Pardinho, Santa Maria da Serra e Areiópolis.  Além da Saúde a Educação constituiu sua preocupação permanente, onde inúmeras escolas foram criadas, ampliadas ou reformadas em decorrência de sua incansável atuação, inclusive a instalação do Curso do Magistério em Barra Bonita.
Em 1962 é eleito Deputado Federal, representando a nossa região. Continuou sua luta por todas as cidades da região, particularmente as que lutavam para crescer como é o caso de Barra Bonita. Durante esse período sua atuação foi decisiva para a instalação do Hospital das Clínicas de Botucatu, batalhando muito pela instalação dos cursos de Medicina, Agronomia e outros da UNESP em Botucatu, que até hoje atendem toda região.
 Em 1966 deixou a vida pública já vitimado pela doença que acabaria por ceifar a sua vida.
 Faleceu em 09 de junho de 1970, aos 60 anos em São Paulo, após longa e dolorosa doença. Deixou como exemplo, acima de tudo a sua preocupação com a sua região, dedicando todos os seus esforços para que as nossas cidades tivessem a infraestrutura de que hoje dispõe para o seu desenvolvimento.








Um comentário:

  1. Caro Amigo... agradeço as palavras e o texto produzido com riqueza de detalhes.... reconstruindo a nossa História Vc traz para as futuras gerações o brilho daqueles que a construíram.. dos Homens Públicos que dedicaram a sua Vida para criar o que temos hoje.... no Caso de meu Avô .... com dignidade, honestidade e muito Trabalho.. sempre pautou a Vida com simplicidade servindo a Sociedade e aos que mais necessitavam... se foi cedo.. mas deixou seu Legado... Abracos

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA