04/11/2013

MEMÓRIA ACERVO DE FOTOS DE GUILHERME GAENSLY

“O fotógrafo Guilherme (Wilhelm) Gaensly (1843-1928), nasceu no cantão de Thurgau, na Suíça, mas veio para o Brasil ainda criança. Já em 1871, estava radicado em Salvador (BA), onde iniciou a carreira abrindo o estúdio Photographia Premiada. Associado, mais tarde, a Rodolpho Lindemann, Gaensly elabora, entre outros, o Álbum da Estrada de Ferro Central de Alagoas, Maceió e Vila Imperatriz. Em 1895, transferiu-se para a capital paulista e abriu uma filial da Photografia Gaensly & Lindemann, na Rua XV de Novembro.  Durante mais de 25 anos, Gaensly contribuiu com a São Paulo Tramway Light and Power Company e com instituições públicas como a Secretaria de Agricultura. De 1900 a 1910, já trabalhando sozinho, num estúdio da Rua Boa Vista, editou várias séries de cartões-postais sobre a cidade de São Paulo, fazendas de café e o Porto de Santos. Até 1921, produziu milhares de imagens, que hoje têm importância central na iconografia da cidade de São Paulo do início do século. A coleção aqui digitalizado data de 1911. Contém 24 fototipias de Gaensly, e foi doado ao Arquivo Público do Estado de São Paulo em 1980.” Fonte de pesquisa Arquivo Público do Estado de São Paulo. (http://www.arquivoestado.sp.gov.br/index2.php)
 VISTA GERAL DA ESTAÇÃO DA LUZ

 JARDIM DA LUZ - SÃO PAULO 

 MONUMENTO DO IPIRANGA - SÃO PAULO

 FAZENDA LUPERCIO - SÃO MANUEL
Interessante saber que o fotografo Guilherme esteve no município de São Manuel e fotografou uma de nossas fazendas, o que robustece a tese da importância das fazendas de nossa região...



 FAZENDA PAU D´ALHO – RIBEIRÃO PRETO-SP

PORTO DE SANTOS

 RUA DIREITA, SÃO PAULO

 EMBARQUE DO CAFÉ EM SANTOS

 RUA SÃO BENTO – SÃO PAULO

 ESTAÇÃO DA LUZ – SÃO PAULO

 CANTAREIRA – SÃO PAULO

 RUA SÃO JOÃO – SÃO PAULO

 DOCAS DE SANTOS

 PANORAMA SANTA CECÍLIA – SÃO PAULO

 JARDIM DA LUZ (KIOSKE DA BAVARIA) SÃO PAULO


 LARGO SÃO BENTO – SÃO PAULO

 JARDIM DA PRAÇA DA REPÚBLICA – SÃO PAULO

 RUA 15 DE NOVEMBRO – SÃO PAULO


  AVENIDA PAULISTA – SÃO PAULO


Pelas lentes de Guilherme Gaensly, a cidade de São Paulo eternizou-se no momento em que se transformava em metrópole. Suas fotos captaram o impulso trazido pelos imigrantes, que fizeram a população saltar de 47 mil para 240 mil pessoas em apenas 14 anos. Essas imagens são hoje ícones da cidade no início do século 20.
Guilherme, na verdade Wilhelm Gaensly, nasceu em Wohlhausen, cantão de Thurgau. Aos 5 anos mudou-se para Salvador com a família, que fundou uma empresa importadora de tecidos e exportadora de algodão. Começou a fotografar ainda adolescente. Em 1871, abriu seu primeiro estúdio.
 
“Vista da Avenida Paulista”. Plano geral em direção à rua da Consolação, 1907, região onde se encontra hoje o Consulado-Geral da Suíça em São Paulo -Acervo Fundação Energia e Saneamento
Quando trocou Salvador por São Paulo, abriu uma filial da empresa Photographia Gaensly & Lindemann, na rua XV de Novembro.
Aos 50 anos, tornou-se o melhor fotógrafo de São Paulo. Seu olhar captou a aristocrática elegância dos casarões da avenida Paulista. Os bondes nas ruas de paralelepípedos. As plantações de café de Araraquara, Ribeirão Preto, Campinas, São Manoel e Santa Cruz das Palmeiras, no interior de São Paulo.
Durante mais de 25 anos, fotografou para a São Paulo Tramway Light and Power Company (atual Eletropaulo), o que lhe permitiu exercitar o talento para paisagens. Trabalhou também para a Secretaria de Agricultura do Estado.
Seu talento foi reconhecido ainda em seu tempo. Gaensly recebeu prêmios tanto na Expo­sição Universal de Paris, em 1889, como na Exposição Internacional de Saint-Louis, em 1904.
Ironicamente, não se conhece nenhuma fotografia de seu rosto.
 http://www.suicosdobrasil.com.br/biografias/guilherme.gaensly.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO - SEJA NOSSO SEGUIDOR - EDUARDO AYRES DELAMONICA